005: Técnica: Tipos de Verso (parte 1 de 4)

Entramos agora em um assunto de extrêma importância, a posição das rimas dentro de um verso. Existe uma maneira de se classificar os versos de acordo com a posição que a rima se encontra dentro dele. O processo é simples: basta identificar qual palavra rima com qual e ligá-las. A fazer isto, notaremos que muitas vezes as rimas estão divididas dentro das próprias batidas da instrumental.

 

Veja que todos os versos podem ser divididos em duas grandes categorias, de acordo com sua complexidade. Em primeiro lugar estão os versos não elaborados. Eles são aqueles que para serem construídos, basta o acréscimo de rimas. Por esta razão, a maioria das letras possuem estes tipos de versos, e os rappers que se preocupam mais com o conteúdo do discurso e menos com sua estrutura, costumam ter letras onde os versos não alaborados são abundantes.

 

Já os versos elaborados necessitam de uma maior compreensão da teoria a que a formação dos versos se prendem. Também é preciso uma certa prática para que os versos elaborados escolhidos se adequem à levada do rapper. Na verdade, a levada aqui é primordial para a escolha do tipo de verso que será (ou serão) utilizados em uma letra. Enquanto os versos não elaborados se adequem facilmente à maioria das bases, os versos elaborados necessitam de um maior domínio por parte do rapper.

 

Abaixo está a lista de versos não elaborados. Nos próximos posts explicarei a mecânica dos versos elaborados e algumas situações especiais.

  • Verso Simples;
  • Verso de Três Rimas;
  • Verso Direto.

 

Verso Simples ou Tradicional (não elaborado)

A maior parte dos versos são versos simples, ou seja, aqueles que possuem uma única rima, no final das frases. Muitas vezes o primeiro esboço de uma letra possui muitos versos simples, mas com o acréscimo de mais rimas às frases ele tende a ser substituído por outras formas de verso. Pode ser difícil, de início, acrescentar mais rimas ao discurso e conseguir manter sua levada intacta, mas é uma técnica que exige um pouco de prática e esforço por parte do rapper.

 

Chegou o fim de semana, / todos querem diversão¹.//
Só alegria, / nós estamos no verão¹.//
(“Fim de Semana no Parque”, Racionais MC’s)

Família pobre, / dignidade tem de sobra¹.//
Apesar de analfabetos / esse assunto não os incomoda¹.//
(“ Cada Um Por Si”, Sistema Negro)

 Existe uma maneira gráfica de representar o verso simples. Seria assim:

_______1
_______1

 

Verso de Três Rimas (não elaborado)

O acréscimo de uma rima a um verso simples resulta em um verso de três rimas. No entanto, a posição da terceira rima costuma ficar junto à segunda batida (seja da primeira ou da segunda frase). Veja os exemplos:

 

Apoiados por cinquenta / mil manos¹... //
Por manos¹, não por / fulanos¹... //
(“Hora H”, 509-E)

 

A representação gráfica de um verso de três rimas:

___1___1           ou          _______1
_______1                          ___1___1

 

Verso Direto (não elaborado)

Acredito ser desnecessário dizer que os nomes dados aos versos foram de minha criação. Desta forma, podem parecer estranhos ou inadequados para algumas pessoas. Este verso, por exemplo, mostrou-se muito difícil classificar. É um verso de duas rimas (ou mais), que se apresentam na mesma frase. Não costuma ser comuns, pois cria-se a dificuldade de rimar o próxio verso, já que a composicão das letras se baseia em um número par de frases. Normalmente a frase que segue um verso direto é também outro verso direto (com outras rimas), ou então uma palavra sem verso algum (veja rima branca no post sobre tipos de rimas), ou até mesmo uma frase com uma palavra solta, colocada apenas para rimar com qualquer outra palavra de algum outro verso próximo.

 

Nunca estão conscientes¹, / nunca se importam com a gente¹.//
(“Geral”, Consciência Humana)

Farinha ainda é pouco¹, / pra cachorro louco¹!//
(“Capítulo 4, Versículo 3”, Racionais MC’s)


Mano¹! / Será que eu / estou em / outro plano¹?//
Em outra / atmosfera²? / Na paz / ou na guerra²?//
(“2092: Lei da Rua”, Xis)

 

O gráfico para este verso:

___1___1

0 comments: